quinta-feira, 29 de março de 2012

Dia Nacional do Doente com AVC


No próximo dia 30 de Março o Hospital do Espírito Santo vai promover uma sessão de esclarecimento sobre AVC.
 Para os interessados informa-se que a sessão vai decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelas 15 horas.

sábado, 24 de março de 2012

Visita à Feira do Idoso em Redondo


Ao longo desta semana realizou-se no Concelho do Redondo a II Feira do Idoso. E como não poderia deixar de ser, levamos os nossos idosos a passear e a visitar a feira. Foi uma tarde muito divertida onde tiveram oportunidade de realizar vários rastreios, interagir com os outros idosos e até mesmo participar na discoteca sénior. Chegamos ao lar por volta das 19 horas, cansados mas com uma grande sorriso nos lábios.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Chegou a Primavera!

Chegou a Primavera, e nós não poderiamos deixar a oportunidade de colocar o lar mais alegre. Então com os nossos idosos realizamos o placard da Primavera, onde estes mostararm que se estão a tornar uns verdadeiros artistas. Foi um dia divertido e de muita criatividade.

terça-feira, 20 de março de 2012

DIA DO PAI

Ontem, dia 19 de Março comemorou-se o Dia do Pai.
No Solar Nª Sr.ª de Fátima não poderiamos deixar de relembrar este dia com os nossos idosos. Desta forma foi realizado uma sessão onde cada um falaria de seu pai e trocariam experiências entre os utentes. Chegámos à conclusão que a maioria dos pais dos nossos utentes eram trabalhadores rurais e outra curiosidade é a maioria dos pais terem tido o nome Joaquim. Foi muito curioso descobrirmos estas semelhanças. No fim, realizamos em conjunto o placard do dia do pai onde os nossos idosos recortaram, pintaram e acima de tudo se divertiram e mostaram muita criatividade.

terça-feira, 13 de março de 2012

Ser Mulher...

É viver mil vezes em apenas uma vida.
É lutar por causas perdidas e
sempre sair vencedora.
É estar antes do ontem e depois do amnhã.
É desconhecer a palavra recompensa
apesar dos seus atos.

Ser mulher...
É caminhar na dúvida cheia de certezas.
É correr atrás das nuvens num dia de sol.
É alcançar o sol num dia de chuva.

Ser mulher...
É chorar de alegria e muitas vezes
sorrir com tristeza.
É acreditar quando ninguém mais acredita.
É cancelar sonhos em prol de treceiros.
É esperar quando ninguém mais espera.

Ser mulher...
É iderntificar um sorriso triste e uma lágrima falsa.
É ser enganada, e sempre dar mais uma chance.
É cair no fundo do poço, e emergir sem ajuda.

Ser mulher...
É estar em mil lugares de uma só vez.
É fazer mil papeis ao mesmo tempo.
É ser forte e fingir que é frágil...
Pra ter carinho...

Ser mulher...
é se perder em palavras e
depois perceber que se encontrou nelas.
É distribuir emoções
que nem sempre são captadas.

Ser mulher...
É comprar, emprestar, alugar, vender sentimentos, mas jamais dever.
É construir castelos na areia,
ve-los desmoronados pelas águas,
e ainda assim amá-los...

Autoria: João Gouveia 

sexta-feira, 9 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher 2012

Esta semana, mais precisamente no dia 8 de Março comemorou-se o Dia Internacional da Mulher.

Porquê o dia 8 de Março?
Este dia remonta ao ano de 1857 numa fábrica de Nova Iorque. Neste dia as operárias têxteis entraram em greve, ocupando a fábrica, para revindicarem a redução dos seus horários de 16 horas para 10 horas. Estas mulheres recebiam também menos de um terço do salário dos homens. Quando estas revindicavam pelos seus direitos, no interior da fábrica inicia-se um incêndio e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Mais tarde, no ano de 1910, numa Conferência Internacional de mulheres na Dinamarca, decidiram comemorar o 8 de Março como o "Dia Internacional da Mulher" em homenagem àquelas mulheres.

" Dia Internacional da Mulher" no Solar Nª Sr.ª de Fátima
No Solar Nª Sr.ª de Fátima não poderíamos deixar passar este dia sem uma vervadeira homenagem a todas as Mulheres, desde utentes a funcionárias.
Deste modo, esta semana foi dedicada inteiramente à Mulher. Realizámos junto dos nossos utentes flores para as senhoras e para as funcionárias. Os senhores realizaram a sua flor e a função seria oferecerem a uma mulher que para eles fosse importante.
No dia 8 de Março iniciamos com um lanche-convívio entre idosos  e foi entregue a todas as senhoras a sua flor (personalizada por cada um).
No fim, as utentes deixaram as suas flores a dar alegria à nossa sala de convívio.


sexta-feira, 2 de março de 2012

O que fazer quando o seu nível de açúcar no sangue (glicemia) é baixo?

1.    Se o seu nível de açúcar (glicemia) está abaixo dos 70mg/dl, se apareceu o resultado “LO” na máquina ou se sente qualquer sintoma diferente do normal, tome UM dos seguintes alimentos de acção rápida:- 2 Pacotes de açúcar (15g) ou duas colheres de sopa de açúcar cheias com  ou sem água; - 1 Colher de sopa de mel; - 3 ou 4 comprimidos de glicose; - Meia lata de refrigerante (não dieta); - Uma porção de gel de glicose (igual a 15 gramas de hidratos de carbono); - Se é um familiar/ acompanhante: utilizar a injecção de Glucagon (caixa laranja) sobretudo se a pessoa com diabetes estiver inconsciente, agitada, confusa ou a glicemia for muito baixa (menos de 50mg/dL ou aparecer LO na máquina) – (a injecção de Glucagon só em diabéticos tipo 1; vem numa caixa laranja de plástico).
2.       Espere 5 minutos. Volte a verificar o seu nível de açúcar no sangue (glicemia).
3.      Se o seu açúcar no sangue (glicemia) continua abaixo dos 70 mg/dL ou se não se sentir melhor, repita o passo 1 a cada 5-10 minutos, até que a sua glicemia esteja acima dos 70 mg/dL.
4.  Contacte imediatamente o seu médico ou enfermeiro se: não melhorar; o açúcar no sangue (glicemia) permanecer baixo (<70 mg/dL); se o valor for muito baixo (menos de 50 mg/dL ou aparecer LO na máquina); repetição da baixa de açúcar; se é familiar /acompanhante e se a pessoa com hipoglicemia perdeu os sentidos, está confusa ou agitada e não for possível contactar o médico ou enfermeiro, ligue para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou para o Número Nacional de Emergência (112).
5.       Para evitar uma nova baixa de açúcar (hipoglicemia): se a sua próxima refeição é só daqui a uma hora ou mais, coma um lanche de pão com fiambre ou queijo ou quatro bolachas de água e sal e um copo de leite ou iogurte.
6.   Após o tratamento de hipoglicemia, e quando os valores regressarem ao normal (mais de 70 mg/dL) é importante que reflicta no que terá originado este episódio: fez mais exercício que o habitual? Não comeu ou comeu menos? Comeu menos farináceos (pão, batata, arroz, feijão, massa, etc.) na sua última refeição? Enganou-se na medicação? Bebeu bastante álcool e comeu pouco?

Esta informação é retirada do folheto da MSD DIABATES