sexta-feira, 2 de março de 2012

O que fazer quando o seu nível de açúcar no sangue (glicemia) é baixo?

1.    Se o seu nível de açúcar (glicemia) está abaixo dos 70mg/dl, se apareceu o resultado “LO” na máquina ou se sente qualquer sintoma diferente do normal, tome UM dos seguintes alimentos de acção rápida:- 2 Pacotes de açúcar (15g) ou duas colheres de sopa de açúcar cheias com  ou sem água; - 1 Colher de sopa de mel; - 3 ou 4 comprimidos de glicose; - Meia lata de refrigerante (não dieta); - Uma porção de gel de glicose (igual a 15 gramas de hidratos de carbono); - Se é um familiar/ acompanhante: utilizar a injecção de Glucagon (caixa laranja) sobretudo se a pessoa com diabetes estiver inconsciente, agitada, confusa ou a glicemia for muito baixa (menos de 50mg/dL ou aparecer LO na máquina) – (a injecção de Glucagon só em diabéticos tipo 1; vem numa caixa laranja de plástico).
2.       Espere 5 minutos. Volte a verificar o seu nível de açúcar no sangue (glicemia).
3.      Se o seu açúcar no sangue (glicemia) continua abaixo dos 70 mg/dL ou se não se sentir melhor, repita o passo 1 a cada 5-10 minutos, até que a sua glicemia esteja acima dos 70 mg/dL.
4.  Contacte imediatamente o seu médico ou enfermeiro se: não melhorar; o açúcar no sangue (glicemia) permanecer baixo (<70 mg/dL); se o valor for muito baixo (menos de 50 mg/dL ou aparecer LO na máquina); repetição da baixa de açúcar; se é familiar /acompanhante e se a pessoa com hipoglicemia perdeu os sentidos, está confusa ou agitada e não for possível contactar o médico ou enfermeiro, ligue para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou para o Número Nacional de Emergência (112).
5.       Para evitar uma nova baixa de açúcar (hipoglicemia): se a sua próxima refeição é só daqui a uma hora ou mais, coma um lanche de pão com fiambre ou queijo ou quatro bolachas de água e sal e um copo de leite ou iogurte.
6.   Após o tratamento de hipoglicemia, e quando os valores regressarem ao normal (mais de 70 mg/dL) é importante que reflicta no que terá originado este episódio: fez mais exercício que o habitual? Não comeu ou comeu menos? Comeu menos farináceos (pão, batata, arroz, feijão, massa, etc.) na sua última refeição? Enganou-se na medicação? Bebeu bastante álcool e comeu pouco?

Esta informação é retirada do folheto da MSD DIABATES

Nenhum comentário:

Postar um comentário